SEU PRÓXIMO EMPREGO SERÁ NO SETOR PÚBLICO OU PRIVADO? - Cursos online 24 horas com certificado | Educação Global

Você está em Página inicial » Carreira e Sucesso »
Postado em 30/05/2014

SEU PRÓXIMO EMPREGO SERÁ NO SETOR PÚBLICO OU PRIVADO?


Com a imensa quantidade de informações que são disponibilizadas nos dias atuais principalmente pela rede mundial, internet, e a incessante cobrança da própria sociedade sobre quem você vai ser no futuro, resolvemos dar uma ajuda para sua escolha inicial: Setor Público ou Privado.

Educacao Global - Cursos Online

Prós e Contras

Caso seja seu primeiro emprego ou sem experiência no currículo o setor privado oferecera um trabalho simples, que ocupara grande parte do seu tempo e será remunerado por um salário muito menor do que almeja ou necessita.

Em cargos públicos o cenário inicial é bem diferente.

O candidato, sem necessidade de nenhuma experiência anterior, tem a oportunidade de começar sua vida profissional com salários muito acima do que é oferecido pelo mercado, exigindo-se apenas o ensino médio, por exemplo.

Parece um sonho? Escolha feita?

Calma, muita calma existe sim muitas vantagens em cargos públicos como o candidato não ter obrigatoriamente uma experiência profissional anterior, inicialmente receberá um salário acima de suas expectativas e do setor privado, irá adquirir a estabilidade do seu cargo, entre outras vantagens e facilidades que são oferecidas pelas instituições publicas para quem detém um cargo ou emprego dessa natureza.

Existe o outro lado, as limitações de crescimento, desde 1988 foi abolida do serviço público pela Constituição Federal a chamada “Ascensão Funcional”, ou seja, se você passar num concurso de nível médio, só poderá exercer cargos de nível superior realizando um novo concurso, sem nenhum privilegio concorrendo com os demais candidatos de igual para igual.

Chegamos então ao grande impasse desta questão, a iniciativa privada costuma ser mais exigente e pagar menos para um trabalhador de início de carreira, porém, conforme a pessoa adquirir experiência e principalmente, se qualificar, seu currículo começará a ter um diferencial em relação à maioria das pessoas. 

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequencias."

Pablo Neruda - Poeta

A partir deste ponto o trabalhador passa a ter condições de negociar e negociar um melhor cargo e remuneração dentro da organização.

Setor Público ou Privado almejam os melhores profissionais e a qualificação profissional é a grande variável dos que alcançam o sucesso.

Na atualidade temos uma grande opção em termos de economia de tempo e dinheiro, são os cursos de Educação a Distância, onde através de preços bem mais acessíveis que os cursos presenciais, permitem que o aluno organize o seu horário de estudo conforme sua agenda do dia-a-dia, tendo a sua disposição um ambiente virtual de alta tecnologia e com igual ou superior material para sua qualificação.

Diversas instituições oferecem cursos a distância (EAD) das mais diversas modalidades, como os de Primeiro Emprego, empreendedorismo, Técnico Profissionalizante, Graduação, Pós-graduação, Idiomas, entre tantos outros. Como exemplo de algumas instituições que disponibilizam esses cursos é possível citar a Educação Global (www.educacaoglobal.com.br) e o SEBRAE (www.ead.sebrae.com.br) que oferecem cursos de alta qualidade, alguns inclusive gratuitos.

Seja qual for a sua opção de atuação, é muito importante que você defir seu objetivo profissional, afim de traçar uma melhor estratégia para seu sucesso, lembrando que a qualificação será o grande diferencial para se obter sucesso no ingresso do mercado de trabalho e principalmente, ter uma sólida base para evoluir e conquistar seu sucesso.

comments powered by Disqus